INÍCIO /// INTERNACIONAL
 
 
 
 
 
Representantes dos Centros Escutistas.
Artigo publicado a 2015-11-27 /// 856 visualizações
 
Goose Network Managers Meeting
República Checa acolheu evento que reuniu 17 países.
O último mês de outubro foi tempo para que vários dirigentes europeus responsáveis por Centros Escutistas se reunissem no Centro Escutista Internacional Kapraluv Miln na zona da Morávia na República Checa. O evento contou com a organização de uma equipa coordenadora composta por Martin Eliasson, do Vässarö Scout Center-Suécia, Michal Medek - Kapraluv mlyn, Scout Centre-Republica Checa, José Carlos Santos - São Jacinto Scout Centre-Portugal ,Tanya Tulloch - Our Chalet, Suíça também representante da WAGGGS e ainda Nizar Yaiche em representação da WOSM.

O evento reuniu participantes de 17 Países: Portugal, (CENFA S. Jacinto, Drave, Quinta do Escuteiro e Chefe Adjunto do Departamento Nacional de Centros Escutistas), França, Suíça, Hungria, Inglaterra, Holanda, Áustria, Alemanha, Itália, República Checa, Suécia, Dinamarca, Bélgica, Geórgia, Lituânia, Roménia e Eslovénia.

Sob o mote “Learning to Grow” e sendo que, cada vez mais, estas iniciativas têm de ser rentabilizados ao máximo e ir ao encontro das necessidades dos Centros, a agenda e as temáticas a trabalhar, resultaram de uma auscultação prévia dos centro e foi em função das conclusões retiradas que foram desenvolvidos workshops temáticos, deixando espaço para momentos de partilhas de boas práticas e experiências dos centros presentes.

Também se entendeu que seria importante ter pessoas que, como oradores externos ao evento, dessem inputs à conferência acerca das temáticas apresentadas. Assim, foram convidados a estar connosco o Assessor do Ministro Regional da Educação Sr. Carel Tomek e ainda a Korana Kovach, escuteira das Guias Suíças e ex-membro da equipa coordenadora do Our Chalet da Suíça.

Foi ainda realizada uma visita às grutas localizadas numa área próxima que, não apenas pelo seu valor espeleológico mas também histórico, se tornou um marco importante deste evento.

De referir ainda a visita ao evento de um representante da estrutura nacional do movimento escutista – Sr. Permy, bem conhecido dos escuteiros portugueses – que deu as boas vindas a todo o contingente.

Portugal acolherá o próximo encontro, tendo ficado desde logo agendado o Goose Network Satff Meeting 2016 para 7 a 9 de Outubro, de 2016, em São Jacinto.

Texto e Fotografia de: José Carlos Santos.
 
Bookmark and Share