INÍCIO /// OPINIÃO
 
 
 
 
 
O 7º artigo: O Escuta é obediente.
Artigo publicado a 2016-01-05 /// 944 visualizações
 
A Lei do Escuteiro no pensamento de Baden-Powell: 7º artigo
Carlos Alberto Pereira, antigo Chefe Nacional, debruça-se sobre os artigos que compõem a Lei do Escuteiro.
Após os 1.º, 2.º, 3.º, 4.º, 5.º e 6.º artigos de reflexão sobre a Lei do Escuta, apresentamos o sétimo artigo da Lei, a partir da explicação que o próprio Baden-Powell apresentou aos caminheiros, no livro que lhes dedicou: A Caminho do Triunfo, editado pela primeira vez em 1922.

7º artigo - O Escuta é obediente

«Como Caminheiro adaptas-te à disciplina e colocas-te pronta e gostosamente ao serviço da autoridade constituída para o bem comum. A sociedade mais disciplinada é a mais feliz, mas é preciso que a disciplina venha de dentro e não seja simplesmente imposta de fora. E daqui o maior valor do exemplo que dás aos outros a este respeito.»

Este artigo conduz-nos ao mundo de um equilíbrio delicado, mas fundamental na vida de qualquer cidadão que pode ser sintetizado pela harmonia entre os direitos e os deveres consagrados. Ainda hoje, este conceito de disciplina que vem de dentro de cada um, por oposição àquela que é imposta do exterior, é de uma atualidade tão pertinente que se tornou num dos pilares da vivência democrática.

Assalta-nos ao pensamento o conselho que o fundador nos deixou no Livro Girl Guiding (Guidismo, na versão em português) «para que possas exigir obediência, tens de compreender tu mesma como obedecer. Só pela prática da tua própria autodisciplina poderás perceber como desenvolvê-la nas outras [guias]».

Texto de: Carlos Alberto Pereira. Fotografia de: Direitos Reservados.
 
Bookmark and Share