INÍCIO /// AGRUPAMENTOS
 
 
 
 
 
Agrupamento de Mafamude em festa.
Artigo publicado a 2016-06-07 /// 851 visualizações
 
Agrupamento 390 Mafamude tem nova sede
O antigo Jardim de Infância Joaquim Nicolau de Almeida volta a encher-se de vozes e correrias de crianças e jovens. Mas agora, em vez de aulas, aqui têm lugar as atividades dos escuteiros do Agrupamento 390 Mafamude.
Graças a um protocolo assinado em 2013, entre a Câmara Municipal de Gaia e o agrupamento, o espaço foi cedido aos escuteiros de Mafamude para que ali pudessem instalar a nova sede. Dois anos depois, o edifício ganha novas salas, novas cores e nova vida.

A 3 de abril, a porta da nova sede abriu-se ao som do Hino do Corpo Nacional de Escutas, tocado em trompete por um pioneiro e entoado por todo o agrupamento em formatura, ao mesmo tempo que se hasteava a bandeira.

A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, do presidente da União de Freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso, João Paulo Correia, e do pároco de Mafamude, o padre Jorge Duarte. A assistir estavam também muitos pais, antigos escuteiros e outros convidados.

Já no interior, e depois de descerrada a placa e benzida a nova sede, o pároco e assistente do agrupamento, deixou a garantia de que aquele espaço volta agora a ser uma escola, mas desta vez, uma escola de vida, em que a aprendizagem é baseada no método escutista.
Uma ideia reforçada pelos dois autarcas, que elogiaram o papel dos escuteiros na sociedade e garantiram ajudar, na medida do possível, o agrupamento a crescer.

Houve direito a bolo, Porto de honra e visitas livres à nova sede. Foi o culminar de um fim de semana de festa que começou na noite de sábado com a Vigília de Oração para as Promessas que se realizaram no domingo de manhã. Um dia marcante para o agrupamento 390 Mafamude, que no próximo ano celebra 30 anos.

Texto e Fotografia de: Marília Freitas.
 
Bookmark and Share