INÍCIO /// NACIONAL
 
 
 
 
 
O novo Programa Educativo procura centrar a acção no próprio jovem
Artigo publicado a 2010-03-01 /// 2216 visualizações
 
Novo Programa Educativo
O novo Programa Educativo, a ser implementado de forma generalizada por toda a associação no próximo ano escutista, resultou de um longo caminho feito desde 2001.
Ao longo deste caminho fomos percorrendo as diferentes etapas sugeridas pela WOSM na sua ferramenta RAP (Renewd Approach to Programme).

Em diversos momentos as diferentes estruturas da associação foram chamadas a dar o seu contributo no projecto, enriquecendo-o e tornando-o mais participado e abrangente.
Nestes trabalhos foram definidos conteúdos fundamentais para a elaboração da nova proposta educativa, que depois foram levados a aprovação em diferentes Conselhos Nacionais (2003 e 2006). Isto veio a permitir que o trabalho continuasse a ser desenvolvido de forma sustentada e no ano escutista de 2008/2009 colocou-se em campo, para cerca de 10% do efectivo da associação, uma fase piloto que serviu de teste à nova proposta, já incluindo todo um novo sistema de progressão pessoal.
Depois de recolhida a informação proveniente desta fase, fizeram-se os necessários ajustes à proposta, o que resultou na elaboração do documento "Programa Educativo" aprovado no Conselho Nacional de Representantes de Fátima a 20 e 21 de Novembro de 2009.
Neste momento as diferentes regiões do CNE encontram-se a efectuar a formação aos seus dirigentes, de forma a prepará-los para iniciar o próximo ano escutista dentro da nova metodologia.

Texto: Nuno Cardoso /// Fotografia: David Escudeiro /// Download Programa Educativo
 
Bookmark and Share