INÍCIO /// NACIONAL
 
 
 
 
 
Sessão de formação.
Artigo publicado a 2016-09-29 /// 642 visualizações
 
Évora acolhe formação de novos formadores
De 16 a 18 de setembro realizou-se o Curso Complementar de Formação 2016 no Hotel da Ameira, em Montemor-o-Novo, região de Évora.
Este curso teve como objetivo a formação de novos formadores para o Quadro Nacional de Formadores, do Corpo Nacional de Escutas (CNE).

Este curso destina-se a formadores externos à associação, devidamente reconhecidos pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, que recebendo este complemento formativo possam trabalhar ativamente na formação do CNE.

Estiveram presentes 20 dirigentes das regiões dos Açores, Porto, Vila Real, Guarda, Coimbra, Santarém, Setúbal, Lisboa e Beja.

Ao longo de todo o fim-de-semana desenvolveram-se quatro módulos de formação, nomeadamente: o formador e o contexto formativo, a relação pedagógica, técnicas de formação e avaliação da formação. Toda esta componente formativa teve como objetivo adaptar os conhecimentos que estes formadores já possuem nas suas vidas profissionais, à realidade escutista e à especificidade formativa que o CNE apresenta.

A direção e equipa formativa deste curso não se poupou a esforços para dinamizar e animar as unidades formativas de modo a que todos pudessem participar ativamente, fazendo deste curso um momento de enriquecimento pessoal e de forte aprendizagem.

Foi um fim-de-semana de grande partilha, trabalho conjunto e animação, ao que se seguirá um período de seis meses de estágio onde os formandos irão desenvolver um conjunto de trabalhos que os colocará ao serviço das várias estruturas do CNE na sua componente formativa.

Texto de: Dina Jeremias e Nelson Pantaleão. Fotografia de: Nelson Pantaleão.
 
Bookmark and Share