INÍCIO /// ACTUALIDADE
 
 
 
 
 
A Missão Ambiente termina no dia 31 de março de 2017. Não percas a oportunidade de participar.
Artigo publicado a 2016-11-21 /// 7854 visualizações
 
Começou a Missão Ambiente 2016-2017
Começa hoje, 21 de novembro a Missão Ambiente 2016-2017.
Esta ação de sensibilização, promovida pela VALORMED, pretende realçar a importância da entrega regular nas farmácias das embalagens vazias e medicamentos fora de uso de uso, porque os resíduos dos medicamentos deitados no lixo comum ou através dos esgotos podem tornar-se perigosos para o ambiente e também para a saúde.

A Missão Ambiente 2016-1017 destina-se a todos os agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas (CNE), localizados em Portugal Continental e Ilhas, com inscrição validada pela organização.

Para participar, basta fazer a entrega nas farmácias das embalagens vazias e medicamentos fora de uso, de origem doméstica, após utilização dos medicamentos de uso humano e dos medicamentos veterinários ou produtos de uso veterinário utilizados em animais domésticos, que nelas foram adquiridos, e indicando o número do agrupamento que está a representar.

Os materiais que podem, e devem, ser entregues são: embalagens, folhetos informativos, blisters, frascos, acessórios utilizados na facilitação da administração (p.e., copos, colheres doseadoras, etc.), ampolas, saquetas, bisnagas, etc.

Há, contudo, resíduos que erradamente julgamos estarem abrangidos pela licença atribuída à VALORMED, mas que, por não corresponder à verdade, não podem, nem devem ser entregues nos pontos de recolha existentes nas farmácias: agulhas ou seringas, termómetros, material cirúrgico, produtos químicos, aparelhos elétricos e eletrónicos, radiografias,

Com esta ação pretende-se, acima de tudo, despertar a consciência social e mudar o comportamento dos cidadãos no que diz respeito aos resíduos gerados após utilização dos medicamentos, concretamente, o impacto negativo que podem representar para o ambiente e saúde pública, neste caso evitando-se o seu armazenamento em casa que possa levar à automedicação indevida e intoxicações acidentais.

A Missão Ambiente termina no dia 31 de março de 2017 e vai atribuir prémios a 20 agrupamentos, em nome dos quais forem entregues nas farmácias aderentes as maiores quantidades de embalagens vazias e medicamentos fora de uso, de origem doméstica.

Para ir acompanhando esta missão basta ficar atento à página de facebook da Valormed ou visitar o site missaoambiente.pt.

Texto e Imagem de: Valormed.
 
Bookmark and Share