INÍCIO /// ACTUALIDADE
 
 
 
 
 
Sessão Comemorativa do Dia Internacional do Voluntário.
Artigo publicado a 2016-12-06 /// 585 visualizações
 
Dia Internacional do Voluntário 2016
Reconhecer e agradecer o contributo dos voluntários.
A Confederação Portuguesa do Voluntariado (CPV), cuja direção o CNE integra, e a Câmara Municipal de Lisboa (CML) comemoraram ontem, 5 de dezembro, o Dia Internacional do Voluntário, promulgado pelas Nações Unidas há 31 anos.

Este dia pretende “dar maior visibilidade a esta prática de cidadania, reconhecendo, assim, a importância que podem ter as ações motivadas pelo serviço gratuito para a edificação do bem comum”, como afirmou o presidente da CPV, Eugénio Fonseca, na mensagem que marcou este dia, dirigida aos “milhares de voluntários deste país e de todo o mundo”.

Na sessão comemorativa, receberam certificados de participação na fase piloto de atribuição do Selo de Qualidade em Voluntariado Join4Change®, gerido pela CPV, as quatro organizações promotoras de voluntariado.
Já a CML apresentou os resultados do seu Programa Municipal de Voluntariado e reconheceu o trabalho de vários dos seus voluntários com diploma próprio.

Foi, ainda, lançada pelo vereador dos Direitos Sociais da CML, João Afonso – antigo escuteiro do CNE –, a segunda edição do Prémio Municipal de Voluntariado, e anunciada a continuidade do programa “+Voluntariado”, em 2017, promovida pela CML e gerido pela CPV.

Finalmente, no âmbito do Troféu Português do Voluntariado, uma iniciativa de oito anos da CPV, foram atribuídos os prémios nas categorias Geral, Jovem e Carreira – peça de cristal e certificados para os vencedores e respetivas organizações –. O júri deste Troféu, presidido por representante do CNE e da direção da CPV, que analisou 26 candidaturas, decidiu não atribuir o prémio na categoria Sénior.

O CNE tem mantido, desde 2009, uma participação ativa e de liderança na CPV, quer na sua direção, quer em grupos de trabalho, e mesmo em termos internacionais, com um seu associado como vice-presidente do Centro Europeu de Voluntariado (CEV), em representação da CPV, membro do CEV.

Mais informações sobre a CPV: geral@convoluntariado.pt

Mais informações sobre o Banco de Voluntariado da CML: banco.voluntariado@cm-lisboa.pt.

Texto de: João Teixeira. Fotografia de: João Matos.
 
Bookmark and Share