INÍCIO /// ACTUALIDADE
 
 
 
 
 
As regiões começam a dar eco das suas cerimónias de partilha da Luz da Paz de Belém.
Artigo publicado a 2016-12-16 /// 1226 visualizações
 
Braga acolheu a Luz da Paz de Belém
O Mosteiro de S. Salvador de Vilar de Frades, Areias de Vilar, Barcelos recebeu a Cerimónia Regional de distribuição da Luz da Paz de Belém.
A cerimónia de distribuição da Luz da Paz de Belém da região de Braga, decorreu no passado dia 14 de dezembro, no Mosteiro de S. Salvador de Vilar de Frades, em Areias de Vilar, Barcelos.

Presidida pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, decorreu com sentimento profundo de introspeção e recolhimento, pela presença da Luz da Paz de Belém, e lotou, por completo, o Mosteiro de S. Salvador de Vilar de Frades, com cerca de 350 escuteiros dos vários núcleos da região de Braga, que fizeram questão de estar presentes para levarem a Luz para os seus Núcleos, para estes, posteriormente, distribuírem a todos os seus Agrupamentos e escuteiros.

D. Jorge, dirigindo-se aos escuteiros, deixou o apelo: “ Estamos aqui para recordar a importância desta Luz. Na verdade, Cristo é Luz do Mundo. Pegai na Luz, levai-a para as vossas comunidades, para vossas casas, dai o sinal de Escuteiros Diferentes. Peço a cada um de vós que não temais, e levai esta Luz ao Mundo como sinal de Jesus Cristo. Vós, escuteiros, devereis ser testemunho de Jesus. Trabalhai pela Paz, construam a Paz, e encontrareis o sentido de viver, a alegria e a felicidade.”

No final, o secretário internacional do CNE, Joaquim Freitas, referiu a força que esta Luz da Paz de Belém representa para cada um de nós, e a maravilha que é passar esta chama de mão em mão.

O chefe regional, Hugo Cunha, dirigindo-se aos escuteiros, enalteceu a maravilha que é passar, de mão em mão, esta Luz de Cristo e, em Ano Mariano, de Centenário das Aparições em Fátima, sentimos um estímulo adicional de alegria, pelo facto de esta Luz chegar até aqui pelas mãos de uma pioneira do Agrupamento de Areias de Vilar, de seu nome Fátima. Aos escuteiros, que sejam capazes de ver nesta Luz o Menino Salvador. Agradeceu a todos aqueles que contribuem e que permitem que, ao longo deste tempo, a força desta Luz, hoje, chegue a mais famílias.

Foi, ainda, oferecida e partilhada, pela Junta Regional de Braga, a Luz da Paz de Belém a D. Jorge Ortiga, num gesto simples, mas que representa, através desta chama, o nascimento do Menino Jesus, e que transmite Paz, Amor e Esperança.

Estiveram, também, presentes a vereadora da Educação da Câmara Municipal de Barcelos, Armandina Saleiro, o presidente da Assembleia e a secretária do executivo da União de freguesias de Areias de Vilar e Encourados, António Cruz e Sandra Pinto.

Texto de: Pedro Santos. Fotografia de: Sérgio Gonçalves.
 
Bookmark and Share