INÍCIO /// REGIÕES
 
 
 
 
 
Atividade proporciona plantação de 105 novas árvores no CEADA.
Artigo publicado a 2017-03-03 /// 639 visualizações
 
Plantação no Centro de Educação Ambiental da Arrábida
Foram plantadas 105 novas árvores numa iniciativa promovida pelo Centro de Educação Ambiental da Arrábida (CEADA) através do Departamento Regional de Ambiente de Setúbal.
O Centro de Educação Ambiental da Arrábida (CEADA) promoveu através do Departamento Regional de Ambiente de Setúbal, uma iniciativa de plantação de bolotas da família dos carvalhos (azinheiras, carvalhos, sobreiros, carrascos) nos socalcos das zonas de acampamento mais desflorestadas, nomeadamente nos socalcos mais antigos e utilizados do campo.

As referidas bolotas da família dos carvalhos, nativas da serra da Arrábida e do CEADA, foram recolhidas por escuteiros que, no mês de novembro de 2016, tiveram atividades no CEADA e deste modo, o seu serviço ao campo foi a recolha das mesmas.

Essas bolotas foram devidamente selecionadas pelo Departamento Regional de Ambiente e foram colocadas em condições de germinarem artificialmente. Passado dois meses, em condições propícias, todas as bolotas estavam germinadas e prontas para serem plantadas na terra.

Com o apoio de uma alcateia, do agrupamento 72, do Montijo e duas expedições, dos Agrupamentos 72 e 415, da região de Setúbal foi possível plantar cento e cinco novas árvores, em dois dos socalcos mais antigos e mais utilizados do centro escutista, que agora irão ficar em pousio durante alguns anos para que as novas árvores possam crescer fortes.

Deste modo, à imagem do que o nosso fundador nos pediu, conseguimos “deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrámos”.

Agora resta-nos aguardar que cresçam fortes e com boas copas para proporcionar melhores zonas de acampamento e melhorar a qualidade do ar para as tuas atividades no campo CEADA.

Texto de: Hugo Amaral. Fotografia de: Rita Fortuna do Amaral.
 
Bookmark and Share