INÍCIO /// REGIÕES
 
 
 
 
 
"Escutismo com Sal que queremos viver na nossa Região".
Artigo publicado a 2017-03-07 /// 1031 visualizações
 
Aveiro reúne dirigentes em "Salinas"
A Junta Regional de Aveiro organizou a edição de 2017 do "Salinas", encontro regional de dirigentes da região.
O Centro Nacional de Formação Ambiental São Jacinto (CENFA) acolheu a edição 2017 do Salinas. Este encontro regional de dirigentes reuniu perto de 100 voluntários adultos para uma jornada de convívio e de celebração.

Tendo como tema o Cerco de Mafeking e como lema Vive o Ideal (de B-P) a atividade teve o seu início num espaço contíguo ao CENFA em São Jacinto, onde foi feito o acolhimento pela Junta Regional.

De seguida os participantes partiram para um pequeno raide e depois os jogos de preparação com o objetivo de estar sempre alerta e preparado para as investidas dos Boers que poderiam ocorrer a qualquer momento.

Desde o preparar uma maca para transporte dos feridos, até o afinar da pontaria para retaliar qualquer ataque ou mesmo a preparação física em jogos de tração ou de reação rápida, tudo foi utilizado para conseguirmos ser a “força de primeira intervenção” na defesa dos ideais de Baden- Powell.

Percebemos no fim que é nas ações pessoais que podemos fazer a diferença mas que só unidos num mesmo corpo, juntando as pinhas “vulgo” dons que vamos ganhando ao longo da vida, que conseguiremos a força para construir este Mundo Melhor que todos almejamos.

Seguiu-se então o almoço e o ponto alto da celebração que foi a Eucaristia celebrada na Capela de São Francisco de Assis em campo, presidida pelo Assistente Regional, Pe. Manuel Augusto.

Antes do final da Eucaristia e porque é em família que temos de partilhar o que de menos bom nos acontece mas também o que nos enche de alegria e felicidade foram entregues as insígnias de formador ( Lenço, anilha e contas de Gilwell) ao Chefe Fernando Cassola e também um Louvor ao Chefe Aureliano Rodrigues do agrupamento 1021, da Barra que pretendeu marcar o facto de ser o mais idoso dirigente no ativo na região, mas ainda o serviço e a dedicação com que tem distinguido os escuteiros de Aveiro.

Um dia ameno, de muito sol, partilhado na natureza com vivências e partilhas extraordinárias. No final o Chefe Regional, José Carlos Santos agradeceu a todos os Dirigentes presentes e manifestou a sua alegria pela forma como decorreu este dia.

Viveu-se em São Jacinto mais uma jornada que nos traz mais uma vaga intensa deste Escutismo com Sal que queremos viver na nossa Região.

Texto e fotografia de: Pedro Ventura.
 
Bookmark and Share