INÍCIO /// ACTUALIDADE
 
 
 
 
 
Pensamento e obra de B-P em destaque.
Artigo publicado a 2017-03-07 /// 364 visualizações
 
Colóquio debate "O pensamento de Baden-Powell no século XXI "
O 1º colóquio do Escutismo, na região da Guarda contou com a presença de João Costa, Secretário de Estado da Educação.
“O pensamento de Baden Powell no século XXI” foi tema do 1º Colóquio do Escutismo que decorreu no Fundão, no passado sábado dia 4 de Março. Promovido pela Junta Regional da Guarda e Fraternidade Nun\'Álvares – Núcleos da Covilhã, Fundão e Teixo-so, contou com o apoio do Município do Fundão.

Este 1º Colóquio teve como principais objetivos rever o pensamento e obra de B-P; refletir sobre o escutismo nas suas diversificadas vertentes e o seu papel na sociedade atual; definir metas e estratégias para a interação das associações e para a sua expansão na região.

O dia nasceu triste, frio e com chuva miudinha mas nada disto foi o suficiente para demo-ver os mais de 100 participantes, oriundos de 11 Núcleos da FNA e a Direção Regional do Porto e nove Agrupamentos do CNE e o Chefe Regional de Portalegre e Castelo Branco, que, em desfile, se deslocaram da Praça do Município do Fundão para o espaço de A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes.

Após as boas vindas de imediato usou a palavra o Secretário de Estado da Educação, João Costa afirmando “Fala-se de trabalhar em projeto, de trabalhar em equipa, fala-se de pôr os alunos a participar no processo de decisão sobre qual vai ser o seu rumo em ter-mos de educação, fala-se em sair da sala de aula e fazer aulas no campo por exemplo, portanto parece que este pensamento de B-P, que há 100 anos era uma novidade, hoje está com uma atualidade imensa.“

O Presidente da Câmara Municipal do Fundão, Paulo Fernandes, congratulou -se com a realização deste evento na cidade e disponibilizou-se para apoiar mais iniciativas que venham a ser propostas quer pelo CNE quer pela FNA, pois o Fundão reconhece o valor de ambas as associações e o trabalho que desenvolvem, uma em prol da formação não formal dos jovens, outra no desenvolvimento de variadas ações de voluntariado.

A Mesa de Honra, composta pela Vereadora da Educação da Câmara Municipal do Fun-dão e moderadora do Colóquio Alcina Cerdeira, Ivo Faria, Chefe Nacional do CNE, Padre Luís Marinho, Assistente Nacional do CNE, Domingos Leal do Paço, Presidente Nacional da FNA, David Loureiro, Departamento do Ambiente da FNA, Padre Virgílio Adérius, Ex-escuteiro e formador do CNE, interviram: Ivo Faria que abordou o tema - A obra e pensamento de BP/O projeto educativo do escutismo e as áreas desenvolvimento; Domingos Leal do Passo - Escutismo, Adultos e Voluntariado; David Loureiro - O ambiente natural, a solidariedade, e o humanismo nas associações escutistas e, a terminar a manhã, o Padre Luís Marinho - A dimensão espiritual no escutismo.

Logo a iniciar a tarde, o Bispo da Guarda, D. Manuel da Rocha Felício, marcou presença e reforçou uma vez mais, a confiança que a sua Diocese, e não só, mantém do Escu-tismo e nos seus Dirigentes.

Pela tarde dentro, foi reconfortante ouvir as palavras do Padre Aderuis, figura incontorná-vel da Diocese da Guarda que, com um humor surpreendente, nos fez uma resenha histórica da sua vivência no CNE em geral e em particular na cidade do Fundão e apresentou ao Presidente Nacional da FNA o pedido para a constituição do Núcleo da Fraternidade de Nuno Alvares da Guarda, pedido que foi informalmente aceite, uma vez que o mesmo terá de ser aprovado em reunião de Direção da FNA, com muito agrado e satisfação.

O I Colóquio de escutismo da Região da Guarda terminou com o debate, Ser, Saber e Agir onde alguns participantes colocaram questões aos intervenientes no sentido de esclarecer as sua dúvidas.

A reportagem em vídeo disponível aqui.

Texto e fotografia de: Manuel Joaquim.
 
Bookmark and Share