INÍCIO /// REGIÕES
 
 
 
 
 
Atividades de serviço à comunidade.
Artigo publicado a 2017-03-14 /// 1820 visualizações
 
A 4ª edição do CREServe
A região de Évora realizou a 4ª edição, em Portel, da CREServe, uma atividade de serviço à comunidade.
Diana Silva é do 320, região de Évora, João Lopes é do 602, região de Bragança e foi convidado a participar nesta atividade. Testemunham a forma como a viveram intensamente.

"O lema do caminheiro é Servir e como tal procuramos fazê-lo sempre que possível e integrá-lo em todas as nossas atividades. O CREServe (clã regional de Évora Serve) surgiu da necessidade enquanto clã regional de realizar serviço que tenha impacto nas comunidades da nossa região. Contou com serviços diversos tais como pinturas de exterior, construção de hortas, macramê em árvores e animação de idosos. Partimos com confiança de que deixámos as comunidades por que passámos um pouco melhores e de que, ao fazê-lo, caminhámos mais um pouco na direção do nosso ideal: o Homem-Novo."
Diana "Ovelha Paciente" Silva

"Uma graça a que felizmente acedi. Estive neste fim de semana numa atividade de serviço em Évora, o CREserve. Participei a convite do chefe do clã regional, André Brites, para poder ver na prática o funcionamento de uma estrutura deste tipo. O objetivo estava bem definido à priori: criar um clã regional na região de Bragança.

No primeiro dia, fui logo muito bem acolhido pela Equipa Projecto (EP) e pelo departamento da IV que me incluíram nas atividades iniciais (quebra-gelo, filme, preparação dos trabalhos). Percebi logo ali que havia um certo clima de união que não era de todo comum.

O segundo dia foi profundamente enriquecedor! Ao longo do dia, estivemos em dois centros de dia a cumprir a dimensão máxima do caminheirismo: O Serviço! E que grande trabalho desempenhámos.

Todos os caminheiros aceitaram o desafio e deitaram mãos à obra por uma tarefa de revitalização das condições da obra social. Mas o que mais me impressionou foi a forma como o fizeram: com boa disposição, sentido de compromisso e com espírito de grupo que não consigo explicar. Sempre muito dinâmicos, renovámos as hortas, pintámos edifícios e até construíamos uma central de compostagem sem esquecer o trabalho directo junto dos idosos desses mesmos lares/centros de dia.
À noite, tivemos o nosso momento de descontração em que todos interagiram com muita animação.

No domingo voltámos a fazer Serviço em mais um centro de dia antes de participarmos na eucaristia da comunidade!
No final deste fim de semana, tenho só a destacar o ambiente de família que se vive neste clã regional. Dos mais diversos agrupamentos, das mais variadas realidades sócio económicas, os caminheiros uniram-se numa só missão: o Serviço. E que orgulho tenho em poder dizer que fiz parte desta família durante o CREserve.

Saio de coração cheio e forças renovadas para a nova missão que se nos coloca em Bragança. Obrigado Évora!"
João "Grilo Cantante" Lopes

Texto de: Diana Silva e João Lopes. Fotografia de: Departamento Regional da IV secção.
 
Bookmark and Share