INÍCIO /// ACTUALIDADE
 
 
 
 
 
Participantes do 2ª Encontro do 15º Ciclo do Cenáculo Nacional.
Artigo publicado a 2017-05-04 /// 3786 visualizações
 
2º Encontro do 15º Ciclo do Cenáculo Nacional
Nos passados dias 28, 29 e 30 de abril, realizou-se o 2º Encontro do 15º Ciclo de Cenáculo Nacional, na região de Aveiro.
Este encontro, subordinado ao tema “O que está dentro de ti é que conta” e, inspirado no imaginário “Como Treinar o Teu Dragão”, reuniu 173 representantes do 15º e 16º Ciclos de praticamente todas as Regiões e Núcleos do país. Estes, enquanto dragões, foram voando cada vez mais alto e chamados a Soltarem a Sua Voz ao participar ativamente nos trabalhos de tribo e plenários.

“O Escutismo de Hoje” foi a temática trabalhada, aprofundando as quatro vertentes seguintes: a Interculturalidade, a Comunicação e Imagem, a Sociedade e a Inovação. A análise destes subtemas permitiu que os representantes tivessem uma visão mais aprofundada daquilo que é o escutismo no presente, do caminho percorrido, mas também dos desafios que faltam enfrentar. As conclusões retiradas dos trabalhos foram base para a construção de uma Carta de Cenáculo concreta e passível de ser realizada por todos, enquanto membros de uma associação jovem em constante evolução.

Neste encontro, os representantes puderam, ainda, partilhar entre si costumes e a gastronomia das suas regiões e núcleos, numa ceia regional.

Como o Cenáculo se encontra a celebrar 15 ciclos de existência, estiveram expostos objetos de ciclos anteriores no “Ser com Ele”, espaço de oração, e pudemos ainda contar com um vídeo com testemunhos de antigos coordenadores deste projeto.

Tudo isto contribuiu para ser possível ver que, apesar deste ser um projeto do qual já fizeram parte tantos caminheiros/companheiros, o sentimento é o mesmo. O carinho e o gosto por poderem fazer parte da construção de um projeto que dá voz aos caminheiros/companheiros de todo o país para que participem do desenvolvimento e crescimento do CNE.

Texto e fotografia de: Equipa Projeto do 15º Ciclo do Cenáculo Nacional.
 
Bookmark and Share