INÍCIO /// REGIÕES
 
 
 
 
 
Exploradores e moços aperfeiçoam a técnica escutista.
Artigo publicado a 2017-05-23 /// 1675 visualizações
 
A 1ª edição do Kimball
A patrulha Águia do agrupamento 1372, de Vila Pouca de Aguiar, região de Vila Real foi a equipa vencedora deste primeiro torneio de técnica escutista da região.
O Penha Centro Escutista de Guimarães, acolheu a primeira edição do Kimball – Torneio de Técnica Escutista, destinado a exploradores e moços. Nesta primeira edição do Kimball estiveram 32 patrulhas, representando quatro regiões, Vila Real, Lisboa, de Viana do Castelo e Braga com dois Núcleos representados, Guimarães e Braga).

Como o nome evidencia, esta é uma atividade que promove nos exploradores e moços a prática de demonstrarem as várias aprendizagens que vão adquirindo de forma permanente durante a sua estadia na II Secção.

Durante os quatro dias de atividade, a astúcia e alegria destes jovens ajudou-os nas várias missões e desafios que foram tendo de superar. Estes desafios passaram pela aplicação do pioneirismo realizando construções e provas de cozinha, que deliciaram quem as provou; passaram também pela prática de orientação, na realização de uma corrida de orientação bem como um raide pela cidade de Guimarães, que os levou a conhecer um pouco mais do berço da nacionalidade e ao mesmo tempo demonstrarem os seus conhecimentos de várias técnicas escutistas.

Além disto, durante as noites, a preparação de um fogo de conselho e a festa de campo também foram momentos de animação em que promoveram a partilha, a amizade e o dinamismo do jogo inter-patrulhas.

As diversas dinâmicas e valências da atividade foram trabalhadas em modo de desafio, aguçando o sentido de competição entre as várias patrulhas, que sempre o encararam com entusiasmo e de forma saudável.

Como escrevera B-P no Escutismo para Rapazes: "Um bom exemplo daquilo que um Escuteiro pode fazer encontra-se na história de Kim" e, foi nessa história de Rudyard Kipling que, ao longo de quatro dias, estes jovens aventureiros se lançaram ao desafio e demonstraram as suas competências e conhecimentos escutistas tendo-lhes sido proporcionadas, ao mesmo tempo, oportunidades de crescimento e enorme partilha.

O Kimball esteve dividido em três momentos, na prova de acesso, na preparação e aperfeiçoamento da técnica e na realização do torneio que ao longo de quatro dias representou, uma oportunidade educativa, onde exploradores e moços aplicaram e aperfeiçoaram os ensinamentos que vão recebendo ao longo do seu percurso escutista, ou seja, a prática do aprender fazendo, que conduziu e conduz à sua evolução pessoal e coletiva.

Apesar de este ser um ponto de partida, esta atividade, pela participação e pelo feedback recebido, irá ter continuidade sendo que a visão para o futuro é sempre no sentido ascendente.
É importante congratular todas as patrulhas participantes, pela audácia e sentido destemido que tiveram em lançar-se à aventura e colocar-se à prova.

A patrulha vencedora foi a patrulha Águia do agrupamento 1372 de Vila Pouca de Aguiar, Região de Vila Real que obteve 378,46 pontos. Às restantes patrulhas uma palavra de apreço pela dedicação e empenho durante todo o torneio e a todos aqueles que se queiram juntar ao mundo Kimball aguardas por notícias da 2ª Edição muito em breve.

Kimball 2018 – Põe-te à prova!

Texto de: Equipa de Comunicação do Kimball. Fotografia de: Organização Kimball.
 
Bookmark and Share