INÍCIO /// ACTUALIDADE
 
 
 
 
 
Todos juntos, em festa.
Artigo publicado a 2017-05-28 /// 1000 visualizações
 
Festa dos 94 anos do CNE
O aniversário do CNE foi comemorado em ambiente de festa, mas igualmente de partilha e debate.
As comemorações deste ano remetia-nos para um Corpo Nacional de Escutas há 94 anos a realizar sonhos.

A Junta Central valorizou desde o início esta celebração, não só para festejar o aniversário do CNE, mas também como "uma oportunidade interessante de podermos revisitar a nossa história e aprender com ela e com isso preparar o futuro da associação" explicou Joaquim Freitas, Chefe Nacional Adjunto.

Logo pela manhã começaram a chegar à cidade anfitriã, Guimarães, muitos escuteiros. Foram mais de 1000 escuteiros que quiseram fazer parte desta grande festa. À sua espera estava preparado um jogo de cidade, organizado por secção e onde puderam conhecer não só Guimarães, mas também a história do escutismo.

Em paralelo, todos os dirigentes foram convidados a participar no seminário "94 anos a crescer na Missão", que decorreu na Plataforma das Artes, com dois painéis, "CNE do passado , presente e do futuro" com os convidados Carlos Alberto Pereira, anterior Chefe Nacional do CNE e João Paulo Feijoo, antigo escuteiro da associação e um segundo painel " Experiências locais: o processo, o impacto e a inspiração", onde o chefe de núcleo de Guimarães Ernesto Machado e o presidente da Cercigui, Rui Leite falaram sobre o projeto Plataforma Madre Teresa de Calcutá, um projeto escutista de inclusão, onde crianças e jovens com necessidades especiais são integradas no método escutista.

A tarde foi passada em jogo de cidade e os dirigentes foram desafiados a construir em conjunto, algumas ideias para o futuro da associação.

No final da tarde celebrou-se a eucaristia, na igreja de São Pedro do Toural. Por fim já todos reunidos na Praça do Toural realizou-se a cerimónia de encerramento, onde o habitual corte do bolo, deu lugar à entrega a cada participante, como forma simbólica, um Pirilampo Mágico.

O Chefe Nacional Ivo Faria lembrou a todos que "este é um momento importante para celebrar os 94 anos desta associação, revisitando a sua história e lançando pistas para o seu futuro, rumo ao centenário que acontece já em 2023”.

Texto e fotografia de: Susana Micaela Santos.
 
Bookmark and Share