INÍCIO /// NACIONAL
 
 
 
 
 
Contingente reunido em Leiria.
Artigo publicado a 2017-06-20 /// 1286 visualizações
 
Encontro do Contingente português do MOOT
Contingente português do MOOT, da Islândia reunidos num fim de semana pautado por uma grande partilha de vivências, opiniões e sobretudo boa-disposição e criação de laços entre os elementos do contingente.
O dia 10 de junho de 2017 começou animado na Quinta do Escuteiro na Batalha, Região de Leiria-Fátima. O início foi marcado pela atribuição de distinção Centro Escutista de Excelência para a Quinta do Escuteiro, pelo Departamento Nacional de Ambiente do CNE, estando aberto para a realização de atividades na mesma. Mas a Quinta não ficou por aí, porque a partir desse momento, até ao dia seguinte, iria albergar 67 caminheiros e dirigentes do Contingente Português, que participarão no MOOT da Islândia, entre 25 de julho e 2 de agosto.

O Encontro começou com o Check-in e uma pequena cerimónia de abertura, na qual os participantes foram agrupados de acordo com os Centros de Expedição em que se distribuirão na Islândia. A partir desse momento, foram criadas anilhas por equipa para potenciar a união dos pequenos grupos. Durante e após essa tarefa, os diferentes elementos foram-se conhecendo, aproveitando para partilhar experiências de atividades internacionais anteriores e opiniões sobre a seleção das atividades a realizar, centros de expedição e patrulhas.

Após o almoço, muitas dessas conclusões foram expostas ao restante Contingente, com o objetivo de todos ficarem a conhecer as atividades propostas pelos diferentes centros e os principais entraves ou limitações percecionados pelos participantes.

Como se prevê uma atividade longa, num país em muitas questões diferente do nosso, foi elaborada uma lista de materiais que poderiam ser essenciais levar na mochila, de acordo com a opinião dos presentes. Findo isto, os dirigentes e caminheiros tiveram oportunidade de conviver livremente, preparando o jantar em interajuda.

Como não poderia faltar, houve noite em Rover com um momento de reflexão e consequente preparação para o MOOT, em que foram entregues e partilhados os lenços da FEP, seguindo da Ceia Regional. A manhã de dia 11 foi marcada pela celebração eucarística na capela da Quinta do Escuteiro e momento de avaliação da atividade.

O fim de semana foi pautado por uma grande partilha de vivências, opiniões e sobretudo boa-disposição e criação de laços entre os elementos do contingente, sempre com a presença e colaboração do staff da Quinta do Escuteiro.
Resta-nos desejar uma excelente viagem, uma excelente atividade e que vão dispostos a sorrir, a servir e sobretudo a respeitar.

Texto de: Ana Maria Lopes. Fotografia de: Letícia Sousa.
 
Bookmark and Share