INÍCIO /// REGIÕES
 
 
 
 
 
Comemorar o presente, revisitando o passado.
Artigo publicado a 2017-07-03 /// 564 visualizações
 
Juntos voamos num sonho...
O Núcleo Serra da Lua comemorou o seu Dia de Núcleo associando-se também ao 94º aniversário do CNE e, lançando os seus aviões de papel, gritar bem alto que "Juntos voamos num sonho".
Com o intuito de homenagear a primeira unidade operacional de aviação militar em Portugal, a prestigiada GEAR (Grupo de Esquadrilhas de Aviação "República"), que teve a sua origem no longínquo ano de 1919 precisamente na Amadora, o Núcleo Serra da Lua viveu o seu dia de Núcleo sob os auspícios dos primeiros voos.

Ora, como sabemos, estes foram muito atribulados e o nosso dia de Núcleo também o foi. Inicialmente estava previsto para o dia 26 de março, mas a chuva foi tão forte que só os Pioneiros conseguiram realizar o seu Raide Noturno.

Assim, os Pioneiros iniciaram o seu Raide em Belém, precisamente junto da estátua dos nossos aviadores mais conhecidos, Gago Coutinho e Sacadura Cabral, tendo-o terminado na Cidade da Amadora. Aí chegados, foram recebidos com um baile de oficiais, organizado pela ilustríssima "Liga de Melhoramentos da Amadora", para comemorar tão importante feito. No dia seguinte ainda tentaram recriar a tradição desta digníssima Liga, o afamado "Festival dos Papagaios", mas a forte chuva que se fez sentir já não os deixou!

Todas as outras secções tiveram de esperar por melhores tempos, o que só veio a acontecer nos finais de maio.

Neste dia os Lobitos tiveram de recolher gasolina nos vários pontos onde Gago Coutinho e Sacadura Cabral se abasteceram durante a grande travessia. E para obter esse precioso líquido, muitas provas tiveram de enfrentar.

Os Exploradores tiveram de provar o seu valor para obter as peças do seu avião e demonstrar a sua perícia na arte da navegação e pilotagem, competindo com outras esquadrilhas e evitando os terríveis poços de ar.

Os caminheiros, construíram verdadeiros aviões de rolamentos e realizaram uma hilariante e vibrante «Amadora Air Race».

Na Cerimónia de Encerramento, que culminou com uma Eucaristia celebrada na Igreja da Amadora, os cerca de 400 escuteiros participantes nesta Dia de Núcleo puderam associar-se ao 94º aniversário do CNE e, lançando os seus aviões de papel, gritar bem alto que "Juntos voamos num sonho"!

Texto de: Nuno Silva. Fotografia de: Junta Núcleo Serra da Lua.
 
Bookmark and Share