INÍCIO /// REGIÕES
 
 
 
 
 
Promessa foi Compromisso, e valeu tanto a pena…
Artigo publicado a 2017-07-10 /// 934 visualizações
 
Ciclo da Fé: Promessa é Compromisso
Alcateia do 320 de Évora, vive itinerário da Promessa pela descoberta do Compromisso. O Projeto foi apoiado pelo Fundo Manuel Faria.
Para que não se diga apenas “Fazer a Promessa”. Procurando que a Promessa, momento de compromisso do Lobitos perante os seus pares, os seus Chefes, a sua família, a sua comunidade e perante Deus, seja "vivida", não apenas feita. Procurando que a Promessa seja um caminho, uma chegada com nova partida, um processo, uma descoberta, uma construção, uma "vivência".

Foi este o mote para levar as Alcateias 11 e 22 do Agrupamento 320, de Évora, a aceitar viver o Projeto Ciclo da Fé – Promessa é Compromisso. Foram então realizadas, entre janeiro e maio de 2017, um conjunto de atividades integradas e inter-relacionadas, pretende-se com isso convidar os Lobitos (e seu Irmãos Mais Velhos) a, aceitando o Compromisso, viver o caminho de preparação até à Promessa com um forte enfoque na sua postura individual e na vivência de grupo. O Projeto foi apoiado pelo Fundo Manuel Faria.

Na vivência da Promessa, e no caminho para esse patamar de desenvolvimento integral, procurou-se levar o grupo a viver a experiência da Humildade, do Exemplo, do Compromisso e da Promessa, no fundo, a viver a sua dimensão do "Ser". Isso foi possível revisitando a vida daqueles, que são para nós exemplo e que nos impelem a aceitar os nossos compromissos, dando assim a conhecer os seus próprios compromissos.

Foi assim que os Lobitos conheceram melhor Maria Mãe de Jesus, S. João Bosco, Santa Beatriz da Silva, Santa Jacinta Marto, S. Francisco Marto e também as Irmãs Concepcionistas da Ordem da Imaculada Conceição do Convento de Campo Maior, sendo que com estas, com a sua palavra viva, e na sua presença, foi mais fácil entender o valor do compromisso para a vida.

O projeto materializou-se num peddy-paper sobre a vida de S. João Bosco, numa dinâmica de construção do Pote do Obrigado (com fórmulas individuais de agradecimento), com um acantonamento no Convento da Ordem da Imaculada Conceição (Campo Maior) e invocação de Santa Beatriz da Silva, com a preparação e vivência da celebração da Vigília de Oração e das Promessas Solenes do 40.º aniversário do Agrupamento e ainda com a participação dos Lobitos na Peregrinação Nacional da Família Salesiana a Fátima, com especial invocação de Maria, de Santa Jacinta Marto e S. Francisco Marto.

Promessa foi Compromisso, e valeu tanto a pena…

Texto de: Mocho Poeta. Fotografia de: Agrupamento 320.
 
Bookmark and Share