INÍCIO /// REGIÕES
 
 
 
 
 
Todos os participantes reunidos na Eucaristia.
Artigo publicado a 2017-11-21 /// 465 visualizações
 
Escuteiros celebram o dia do Núcleo Oriental nos Olivais
Mais de 1300 escuteiros encheram as ruas e parques da freguesia dos Olivais.
Os Agrupamentos de Escuteiros do Núcleo Oriental de Lisboa reuniram-se para celebrar o Dia do Núcleo, na Escola Secundária António Damásio, nos Olivais. As celebrações assinalam também o 61º aniversário do agrupamento 61 de Santa Maria dos Olivais, anfitrião do evento.

O agrupamento 61 de Santa Maria dos Olivais organizou e acolheu o Dia do Núcleo Oriental de Lisboa, evento cujo lema era "Rumo ao Oriental com Maria ", que deu início às comemorações do 61º Aniversário da Fundação do Escutismo na Paróquia (27 de janeiro de 1957).

O dia foi recheado de atividades e surpresas que tiveram início bem cedo, com a concentração na Escola Secundária António Damásio, espaço onde decorreram as cerimónias de Boas Vindas, de Abertura, Missa Campal e de Encerramento. Os 16 Agrupamentos do Núcleo responderam à chamada geral, com os 1300 escuteiros desta zona Oriental da cidade a realizar uma Boa Ação Coletiva, doando cada um deles um género alimentar, não perecível, destinado à “Partilha Fraterna”, Instituição da Paróquia que ajuda diversas famílias carenciadas.

O bom tempo ajudou e o entusiasmo era bem visível nos rostos dos jovens, que sempre enérgicos e bem dispostos participaram nas atividades de referência das secções. A meio da tarde, todo o efetivo se voltou a reunir no espaço da Escola, destinando-se este tempo à entrega dos cartões de jogo dos diversos Bandos, Patrulhas, Equipas e Tribos participantes, de forma a se aferir as pontuações e avaliações por escalão etário, sem esquecer uma pausa para o merecido lanche.

Neste período decorreu ainda uma breve receção de Boas Vindas e reunião entre os 16 Chefes de Agrupamento, o Senhor Cardeal Patriarca de Lisboa D. Manuel Clemente, a Presidente da Junta de Freguesia dos Olivais, Rute Lima, o diretor da Escola, António Cruz, a direção da Junta de Núcleo Oriental, representantes de outros Núcleos da Região de Lisboa, direção de Lisboa da Fraternidade Nun' Álvares e o Secretário Regional de Lisboa João Esteves.

Logo depois, por secções, todos os participantes se reuniram no Pavilhão Desportivo, para celebrar a Eucaristia Dominical, Presidida pelo Senhor Cardeal Patriarca de Lisboa D. Manuel Clemente, que aproveitando as Leituras do Dia, fez um apelo a que todos os Escuteiros estivessem atentos ao que se passa em seu redor, estando preparados para ser interventivos positivamente, iniciando a ação de bem-fazer junto de quem lhes está mais próximo.

Realizados os agradecimentos de colaboração e representação às diferentes individualidades e entidades, iniciou-se a Cerimónia de Encerramento da atividade, com o visionamento de imagens do dia e a entrada em cena de uma Patrulha em exploração, seguindo-se a visita surpresa de um “gigantone Escuteiro”, que foi recebido euforicamente por todos os presentes.

À saída e após as despedidas, por nos encontrarmos em dia de São Martinho, foi realizado um Magusto com distribuição de castanhas a todos os presentes por parte das Mães e Pais dos Escuteiros do Agrupamento anfitrião.

Texto de: Paula Carvalho e José António Nobre. Fotografia de: Agrupamento 61.
 
Bookmark and Share