INÍCIO /// REGIÕES
 
 
 
 
 
Momento da entrega das insígnias.
Artigo publicado a 2017-11-22 /// 1217 visualizações
 
Crianças ao Rubro, um projeto Scouts of the World Award
No último fim de semana, em Cortegaça, 13 elementos da equipa Crianças ao Rubro foram premiados pelo serviço prestado durante este ano, através do projeto, inserido no programa Scouts of the World Award.
Para quem ainda não conhece o projecto, o Crianças ao Rubro nasceu no 3.º Ciclo do Cenáculo no Núcleo de Terras de Santa Maria, Região do Porto para responder ao mote de servir com compromisso.

Ao longo destes últimos 10 meses, a equipa de projecto do Crianças ao Rubro, formada por caminheiros e dirigentes do Núcleo, dinamizou atividades com os jovens da Obra do Frei Gil em Lobão, Santa Maria da Feira. Foram cinco as atividades realizadas no ano escutista passado, das quais se destacam as Férias de Campo como grande conclusão deste ano de atividades.

Através do serviço prestado neste Projeto, 13 dos 19 Caminheiros que formaram a Equipa Projeto, foram premiados pela Scouts of the World Award (SWA).

Assim, no passado dia 19 de novembro, em Cortegaça, realizou-se a Cerimónia de entrega da Insígnia da SWA.

Nesta cerimónia marcaram presença do Chefe Nacional do CNE, o Chefe Regional do Porto, Chefe de Núcleo Terras Santa Maria, Equipa da Scouts of the World Award, Entidades Políticas dos Conselhos representados pelos Caminheiros Premiados (Ovar, Santa Maria da Feira e Arouca), colaboradores, estes que, nos ajudaram em tornar estas Férias de Campo possíveis, e ainda, as Crianças com quem trabalhámos estes meses.

A cerimónia decorreu de forma muito serena e cheia de paz, ora não fosse esta a dinâmica inicial: uma pomba em origami com uma mensagem. Após a dinâmica, foi apresentado o Projeto para todos os presentes e resumidamente um vídeo apresentou a Equipa Projeto e como correram as Férias de Campo. No decorrer da cerimónia, houve ainda oradores convidados para falarem umas pequenas palavras sobre o projeto.

Chegado o momento das Entrega das Insígnias, a Equipa da SWA, pediu, a todas as Crianças participantes neste projeto para entregarem, simbolicamente as Insígnias aos Caminheiros chamados a receber a sua. Foi o momento mais marcante de toda a Cerimónia. Durante 10 meses, aqueles Caminheiros deram de si às Crianças, e, mais uma vez, as Crianças da Obra do Frei Gil, deram em retorno aos Caminheiros deste Projeto.

No Final, houve ainda tempo para um Porto de Honra com todos os convidados presentes na Cerimónia. E ainda uma foto de Grupo, que de certo ficará não só registado em papel, mas também na memória e no coração de todos.

Agora resta continuar o trabalho, e deixar o Mundo uma pouco melhor.

Texto de: Marta Sousa. Fotografia de: Equipa Projeto Crianças ao Rubro.
 
Bookmark and Share