INÍCIO /// ACTUALIDADE
 
 
 
 
 
Representantes reunidos em Fátima.
Artigo publicado a 2017-11-25 /// 1182 visualizações
 
Conselho Nacional de Representantes do CNE reunido
Escuteiros felicitam escuteiro novo bispo de Santarém.
Está reunido, hoje, 25 de novembro, em Fátima, o Conselho Nacional de Representantes do CNE. A manhã foi quase exclusivamente dedicada ao "período antes da ordem do dia" com um conjunto vasto de informações, manifestações de opinião e pontos de situação da ação do Corpo Nacional de Escutas. Durante a manhã estiveram 179 conselheiros de 19 regiões.

O conselho, por aclamação, aprovou um voto de felicitação da posse de Dom José Traquina, novo bispo de Santarém e escuteiro do agrupamento de Alcobaça. O novo prelado, que tomou posse à mesma hora do conselho, foi também assistente em vários agrupamentos do Núcleo do Oeste.

Questões como o seguro escutista, as inoperacionalidade do modelo de entrega do certificado do registo criminal, harmonizações sobre comportamentos em momentos litúrgicos, bem como os programas mensageiros para a paz e diálogo para a paz foram apresentados pelos conselheiros.

Tempo houve, ainda, e como não podia deixar de ser para abordar o processo de avaliação do ACANAC - em maio será apresentada a avaliação e as contas da atividade. O flagelo dos fogos florestais com referências não só ao trabalho feito pelos escuteiros nas suas comunidades e junto das pessoas, bem como ao espaços do CNE destruídos pelos incêndios, também foi tratado.

Foi anunciada a região de Lisboa como a hospedeira da Estação Nacional do JOTA/JOTI 2018. Foi elogiado o trabalho da Junta Regional do Algarve na organização da estação de 2017. E apresentada a nova assinatura do CNE, "O escutismo és tu!", pela equipa nacional de comunicação.

O modelo pedagógico do Encontro Nacional de Guias 2018 foi apresentado e feito o ponto de situação sobre o processo de revisão do programa educativo e projeto pedagógico, com as conclusões do comité pedagógico e do trabalho da secretaria nacional pedagógica

As conclusões da Conferência Mundial do Escutismo e do Fórum Mundial de Jovens, os maiores de sempre, em Baku e Gabala, no Azerbaijão, em agosto passado, foram apresentadas, destacando-se a decisão de considerar "o envolvimento na comunidade" como a oitava maravilha do método escutista.

Boa parte deste ponto antes da ordem dos trabalhos foi destinado à Junta Central que apresentou o trabalho feito pela estrutura Nacional desde a última reunião do conselho nacional.

Texto de: Nuno Castela Canilho. Fotografia de: Gonçalo Vieira.
 
Bookmark and Share