INÍCIO /// REGIÕES
 
 
 
 
 
Homenagem a D. António Francisco dos Santos nos 90 anos da região de Aveiro.
Artigo publicado a 2017-12-11 /// 497 visualizações
 
90 Anos do CNE em Aveiro
Realizaram-se no passado dia 8 de dezembro, na Base Regional Escutista de Aveiro dois cerimoniais evocativos da vida de Dom António Francisco dos Santos e também comemorativos do 90 anos do CNE em Aveiro.
Assim as celebrações começaram com a apresentação do livro “In Manus tuas” onde estão reunidos alguns dos inúmeros textos provenientes de homilias e outras intervenções decorridas durante o seu Magistério de Bispo na Diocese de Aveiro.

Esta apresentação foi feita pelo Padre Francisco Melo que privou muito de perto com Dom António numa das consideradas maiores realizações da Igreja Diocesana, nomeadamente a Missão Jubilar.

Seguiu-se então a fase de discursos em que todos os elementos da mesa de honra, a saber o Bispo de Aveiro Dom Antonio Moiteiro, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Jorge Ratola, Cónego Américo Aguiar da Diocese do Porto, Padre Francisco Melo e o Chefe Regional, José Carlos Santos, usaram da palavra.

Uma referência especial para o Cónego Américo Aguiar que ofereceu à Junta Regional de Aveiro do Cne e à Diocese, algum espólio pessoal de Dom António Francisco dos Santos e que têm a ver com o tempo em que foi Bispo de Aveiro.

Também foi sugerido pelo Cónego a possibilidade de se começar a preparar o processo de canonização assim que possível, proposta que acolheu o assentimento de todos os presentes e que foi também secundada por Dom António Moiteiro.

Após as intervenções foi então descerrado pelo Chefe Regional e pelo Bispo de Aveiro, um painel dedicatório do salão nobre da Base Escutista a Dom António Francisco dos Santos.
Importa referir que, nesta mesma data no ano de2006, Dom António Francisco dos Santos dava entrada na Diocese de Aveiro e celebraria também 45 anos de ordenação de sacerdote.

Os participantes que encheram o salão nobre, foram então convidados a descer para o lobby de entrada da Base Regional onde estava uma pequena mostra histórica da Região que ilustram um pouco da vida dos 90 anos do Escutismo em Aveiro, que, conforme dizia o Correio do Vouga – órgão oficial da Diocese – “Iniciado o Movimento em Braga em Maio de 1923, os ventos do Norte sopraram e a Flor de Lis levantou a primeira tenda em Aveiro em junho de 1927, data da constituição do Núcleo de Aveiro”

Seguiu um espumante de honra que foi servido a todos as pessoas e entidades convidadas, destacando-se o Chefe Regional do Porto, Hugo Carvalho, Monsenhor João Gonçalves, Pró Reitora da Universidade de Aveiro, vigário geral Padre Rocha, órgãos regionais do CNE e representantes das Câmaras Municipais.

Texto e fotografia de: Junta Regionald e Aveiro.
 
Bookmark and Share