INÍCIO /// REGIÕES
 
 
 
 
 
Escuteiros em ação de serviço.
Artigo publicado a 2018-03-06 /// 1313 visualizações
 
"Projeto UP! mobiliza escuteiros para o Serviço
No passado dia 3 de março cerca de 70 escuteiros puseram-se à prova, vivendo mais uma vez o Serviço, em mais uma edição do Projeto UP!.
Um pouco por toda a região de Leiria-Fátima foram desenvolvidas várias atividades: limpeza do areal da praia da Vieira, intervenção numa residência na Marinha Grande e triagem de roupas em Fátima. Colaborou-se também com a Associação Zoófila de Leiria e com a Desprotegidos, nos Pousos, com a limpeza de canis, o passeio com os cães e a construção de um gatil.
Na Quinta do Escuteiro também marcou presença um grupo que ajudou na manutenção do espaço.

O Projeto UP! É, de acordo com o Observatório Regional da IV, uma forma de "divulgar e dinamizar atividades/oportunidades de Serviço". O projeto, iniciado em 2016, é composto por duas vertentes: "Põe-te à Prova" e "Parte de Ti". A primeira é desenvolvida ao longo do ano através de atividades de serviço dinamizadas e divulgadas pela equipa do Observatório. Na segunda fase, "os caminheiros e os seus clãs são desafiados a realizarem, autonomamente, as suas próprias atividades de serviço", divulgando-as e permitindo a sua continuidade por parte de outros.

O Observatório propõe-se a "ser uma plataforma de comunicação e ação entre os Caminheiros e as necessidades de Serviço da Região" sem, contudo, fechar as suas atividades a dirigentes ou candidatos a dirigente.

Deste modo, põe-se em prática a 8ª maravilha do método escutista, "o envolvimento na comunidade", recentemente apresentado na Conferência Mundial do Escutismo. O movimento escutista não é estanque, pelo que aposta na intervenção nas comunidades onde se insere."

Texto de: Luís Tavares. Fotografia de: Junta Regional Leiria-Fátima.
 
Bookmark and Share