INÍCIO /// REGIÕES
 
 
 
 
 
Astúcia e alegria ajudam a superar as provas.
Artigo publicado a 2018-04-05 /// 947 visualizações
 
Kimball - Torneio de Técnica Escutista para Exploradores e Moços
O Penha Centro Escutista de Guimarães, acolheu a segunda edição do Kimball - Torneio de Técnica Escutista, destinado a exploradores e moços.
Depois de passarem a prova de acesso, que contou com a participação de 102 patrulhas/tripulações, em campo estiveram as 40 melhores, representando oito regiões, Madeira, Vila Real, Guarda, Bragança, Viana do Castelo, Porto (Núcleo Centro-Norte), Lisboa (Núcleos Ocidental e Solarius) e Braga, (Núcleos de Guimarães, Braga e Barcelos).

Como o nome evidencia, esta é uma atividade que promove nos exploradores e moços a prática da técnica escutista. Durante os quatro dias de atividade, a astúcia e alegria destes jovens ajudou-os nas várias missões e desafios que foram tendo de superar. Estes desafios passaram pela aplicação do pioneirismo realizando construções; pela prática de orientação, na realização de uma corrida de orientação bem como um raide pela cidade de Guimarães e montanha da Penha, que os levou a conhecer um pouco mais do berço da nacionalidade, da fauna e da flora do ecossistema e ao mesmo tempo demonstrarem os seus conhecimentos de várias técnicas escutistas.
Além disto, durante as noites, o café-concerto e a festa de campo também foram momentos de animação em que promoveram a partilha, a amizade e o dinamismo do jogo inter-patrulhas. As diversas dinâmicas e valências da atividade foram trabalhadas em modo de desafio, aguçando o sentido de competição entre as várias patrulhas, que sempre o encararam com entusiasmo e de forma saudável.

O Kimball esteve dividido em três momentos, na prova de acesso, na preparação e aperfeiçoamento da técnica e na realização do torneio que ao longo de quatro dias representou, múltiplas oportunidades educativas, onde exploradores e moços aplicaram e aperfeiçoaram os ensinamentos que vão recebendo ao longo do seu percurso escutista, ou seja, a prática do aprender fazendo, que conduziu e conduz à sua evolução pessoal e coletiva.

A patrulha vencedora foi a patrulha Cuco do agrupamento 298, Nossa Senhora da Conceição, Região de Vila Real, em segundo lugar classificou-se a patrulha Tigre do agrupamento 884 Nespereira, Núcleo de Guimarães, Região de Braga, e em terceiro lugar, a patrulha Falcão do agrupamento 1008, Forte da Casam Núcleo Solarius, Região de Lisboa.

Às restantes patrulhas uma palavra de apreço pela dedicação e empenho durante todo o torneio. O Kimball 2018 terminou, brevemente terás notícias sobre a edição do próximo ano.

Texto e fotografia de: Núcleo de Guimarães.
 
Bookmark and Share