INÍCIO /// ACTUALIDADE
 
 
 
 
 
Bento XVI na visita à Casa Branca
Artigo publicado a 2010-05-04 /// 1545 visualizações
 
Visita do Papa Bento XVI a Portugal
Bento XVI começa a sua visita papal, no dia 11 de Maio, com uma cerimónia de boas vindas no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, monumento que será alvo de uma breve visita do Sumo Pontífice.
A Conferência Episcopal Portuguesa tornou esta segunda-feira público o programa da visita do sucessor de João Paulo II. Após a breve cerimónia de boas vindas o Santo Padre irá ao Palácio de Belém numa visita de cortesia ao Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva. Ao final da tarde será celebrada uma missa na capital em local ainda não designado.

No segundo dia da sua visita, Bento XVI manterá um encontro com o mundo da cultura, no Centro Cultural de Belém, a que se seguirá um encontro com o primeiro-ministro, José Sócrates. À tarde, o Bento XVI embarcará num helicóptero que o transportará para Fátima, onde o sucessor de Pedro terá a oportunidade de visitar a Capelinha das Aparições, onde João Paulo II rezou longamente por altura da sua primeira visita pastoral a seguir ao atentado de que foi alvo e onde terá depositado a bala que o atingiu na coroa da Nossa Senhora. Ao final da tarde, acontecerão as vésperas com presbíteros, religiosos, seminaristas e diáconos, na Igreja da Santíssima Trindade. Bento XVI participará na recitação do rosário e bênção das velas.

No dia 13 de Maio, o Papa celebra a Santa Missa, antes de almoçar com os bispos de Portugal e Séquito papal. À tarde realizar-se-á o encontro com as organizações da Pastoral social, na Igreja da Santíssima Trindade. A que se seguirá na Igreja de Nossa Senhora do Carmo um encontro com os bispos de Portugal. Bento XVI despede-se da Casa Nossa Senhora do Carmo na manhã do dia 14, último dia da visita, retomando um helicóptero no heliporto da Serra do Pilar de Gaia. Bento XVI celebra uma Santa Missa na manhã do dia 14, na Avenida dos Aliados realizando-se às 13h30 a cerimónia de despedida no Aeroporto Internacional do Porto.

João Paulo II esteve 5 vezes em Portugal

O antecessor de Bento XVI na cadeira de Pedro, João Paulo II, esteve em Portugal por cinco vezes. A primeira visita - realizada entre 12 e 15 de Maio de 1982 - ocorreu um ano após o atentado de que foi vítima em 13 de Maio de 1981. Nesta visita o Papa João Paulo II depositou a bala do atentado sofrido no ano anterior em plena Praça de São Pedro, no altar da Nossa Senhora de Fátima a qual ainda hoje se encontra no local depositado, a coroa de Nossa Senhora de Fátima.

Em 14 de Maio de 1982 visitou o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal, em Vila Viçosa. Em 15 de Maio de 1982 visitou o Santuário de Nossa Senhora do Sameiro em Braga. Em 2 de Março de 1983 fez escala em Lisboa na viagem à América Central. De 5 a 13 de Maio de 1991 esteve nos Açores, na Madeira, Lisboa, e novamente no Santuário de Fátima. Uma outra visita, a sua última viagem a Portugal, em que beatificou os videntes de Fátima, teve lugar em 12 e 13 de Maio de 2000.

Texto: RTP /// Fonte: www.rtp.pt publicado no dia 7 de Dezembro de 2009 /// Fotografia: Conferência Episcopal Portuguesa /// Ler artigo completo
 
Bookmark and Share