INÍCIO /// INTERNACIONAL
 
 
 
 
 
Este ano o Roverway conta com maior contingente português.
Artigo publicado a 2018-05-30 /// 1085 visualizações
 
Os opostos atraem-se no PNEC
Contou com 316 participantes, nos dias 26 e 27 de Maio, o Encontro do Contingente de Portugal ao Roverway 2018.
Sob o mote Opposites Attract - imaginário deste Roverway - Caminheiros, Companheiros, Dirigentes, ISTs e Chefia do Contingente do Corpo Nacional de Escutas e da Associação de Escoteiros de Portugal reuniram-se no Parque Nacional de Escotismo da Costa de Caparica.

Procurou-se com este Encontro reunir o máximo de participantes do Contingente e promover a união e o espírito de participação comum e representativa do nosso país. Torna-se relevante também alertar para algumas informações e cuidados especiais à adequação do país de destino.

Após a abertura, dada pelos Caminheiros representantes (Rafael Carreira (CNE) e Inês Andrade (AEP)) e pela Chefia de Contingente (Inês Graça e Carlos Pereira (CNE) e João Silvestre (AEP)), a palavra foi dada a Maam van der Blij - escuteira holandesa da Planning Team do Roverway que dá suporte aos contingentes.
Esta desafiou os participantes com algumas questões relativas à atividade e ao país holandês.
Também o logótipo do Contingente de Portugal foi apresentado e explicado pelo vencedor do concurso - Gonçalo Pinto, caminheiro do CNE - Agrup. 514 - Carregado, região de Lisboa.

A tarde de sábado foi dedicada à participação em 5 workshops: Mística e Simbologia, Logística, Conduta, Primeiros Socorros e Haia/Paths/Main Camp.
Desde as dúvidas mais práticas da escolha e atribuição dos Paths, à logística dos transportes ou à partilha de expectativas, procurou-se dar oportunidades de partilha e alguns esclarecimentos.

Em Zeewolde - Main Camp do Roverway -, todos os participantes irão encontrar-se após os respetivos Paths. Aqui as refeições serão confecionadas na fogueira.
Assim, também o jantar de sábado foi previamente idealizado pelas tribos e preparado em fogueiras partilhadas.

Após um breve momento de animação e também de reflexão sobre quem somos, os nossos opostos e como podem estes influenciar os outros, o início da noite foi de partilha de vivências e histórias ao crepitar das fogueiras.

O dia de domingo foi marcado por um breve Life Action Game, em versão portuguesa, e pela entrega dos kits de Contingente.
O Life Action Game é um jogo de interpretação de papéis que os participantes terão oportunidade de viver no Roverway, já no Main Camp, em Zeewolde.

Procurou-se, assim, preparar os participantes para a dinâmica do Roverway deste verão e promover a união do Contingente.
O momento alto desta preparação chegará muito em breve com a alocação das tribos aos Paths da atividade, ficando estes a saber que desafio viverão durante 6 dias.

A 6ª edição do Roverway decorrerá na Holanda de 23 de julho a 2 de agosto de 2018 e contará com mais de 3000 participantes.
Com 722 participantes, o Contingente de Portugal é o maior Contingente ao Roverway 2018. É também o maior de sempre nas participações portuguesas.

Texto de: Mafalda Matias. Fotografia de: Joana Castro.
 
Bookmark and Share