INÍCIO /// REGIÕES
 
 
 
 
 
Centro Escutista Arcos de Valdevez distinguido.
Artigo publicado a 2018-07-03 /// 545 visualizações
 
Centro Escutista Arcos Valdevez
O primeiro campo escutista, a ser reconhecido como Campo de Excelência, na região de Viana do Castelo.
O Departamento Nacional dos Centros Escutistas (DNCE) teve o prazer e a honra de entregar a distinção de "Centro de Excelência" ao Centro Escutista Arcos de Valdevez (CEAV).

Desde que o DNCE foi recebido pela primeira vez em Arcos de Valdevez, tivemos a noção do que um Centro Escutista deveria ser / ter para ser um Centro de Excelência. Desde a recepção calorosa da equipa do CEAV à visita guiada bem planeada e executada, passando por os programas pedagógicos e aos diversos pormenores que o CEAV tem, achamos que este devia ser um centro de exemplo.

O Centro Escutista de Arcos de Valdevez situa-se a 298 metros de altitude, no Lugar de Rodelas, Freguesia de Rio Frio, a meia encosta serrana, integrada na cadeia montanhosa da margem direita do Rio Vez.

Numa singela homenagem às centenas de Escuteiros aventureiros exploradores que participaram, e participam, na conquista espacial (Cientistas, Astronautas, etc.), oriundos de vários países desta grande casa a que chamamos Terra, dos quais se destaca Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar solo lunar, o imaginário do CEAV é o Espaço Sideral.

No centro do Campo foi colocado um elemento escultórico que simboliza um foguetão. O Edifício principal é denominado de ISS-Estação Espacial Internacional (EEI), sendo os quartos, camaratas, salas, cozinha, etc, designados como módulos.

No CEAV, existe um programa pedagógico, chamado "Cosmos" que consiste na pesquisa de astros em tempo real com recurso a telescópio, elementos áudio visuais sobre o Cosmos e Modulo Interpretativo Apollo 11.

Um Centro sem dúvida de Excelência.

Texto de: Samuel Fernandes. Fotografia de: Nuno Dias.
 
Bookmark and Share