INÍCIO /// ACTUALIDADE
 
 
 
 
 
Bispo do Porto durante a sua visita ao campo da 1ª Secção.
Artigo publicado a 2018-08-02 /// 1919 visualizações
 
27º ACAREG da Região Porto
A mata do Buçaquinho em Cortegaça, Ovar, é palco do 27º Acampamento Regional do Porto, subordinado ao tema Mund@-te-marca o teu mundo.
2500 elementos distribuídos pelas 4 Secções e pertencentes a 63 Agrupamentos da Região do Porto, suportados por cerca de 350 elementos de staff estão em campo de 30 de julho a 4 de agosto para "mudar o mundo"

Hugo Carvalho, Chefe Regional do Porto, refere que "é acima de tudo através da vida em campo que somos colocados à prova como escuteiros e neste acampamento queremos assumir com alegria a partilha das noites passadas nas nossas tendas, o trabalho em equipa realizado durante a construção do nosso campo, a entrega e a garra com que enfrentamos os jogos e dinâmicas..."

Pedro Silva, Chefe de Campo do Acareg, realça que "neste Acareg pretendemos questionar os jovens em que medida estão dispostos a mudar o Mundo e a deixá-lo um pouco melhor. Sozinhos não conseguiremos mudar o Mundo, mas sabemos que se somarmos um conjunto de pequenas mudanças o Mundo ficará certamente melhor."

Os Lobitos exploram o continente Asiático e juntaram-se a Mulan, nas aventuras e desafios e pintam o mundo com as cores dos seus sonhos, Acordar, Pintar ,Viver, os Exploradores em África, foram desafiados por Watari Maathai para agarrar a oportunidade de fazer a diferença, Mudar, Atravessar e Agarrar, os intrépidos Pioneiros, na Europa, seguem o conselho de João Armando de que todos podemos ser protagonistas de uma história que se escreva de boas vontades e que se traduzem em ações concretas, e são desafiados a Querer, Acordar e a Remar, os Caminheiros, na. América, são convidados por Barack Obama a viver mais intensamente a mística da IV Secção e a assumirem-se como Homem Novo para um Mundo, a Sonhar, Pensar e Fazer.

O dia de ontem foi marcado pela visita ao campo de D. Manuel Linda, Bispo do Porto, que visitou os campos de todas as secções e partilhou com os jovens a vontade de Mudar o Mundo pois o Mundo muda se nós quisermos, quando nós quisermos e se nós quisermos.

Através de jogos, desafios, atividades do encontro com outros escuteiros e descobrindo costumes, tradições e culturas diferentes os jovens tornar-se-ão cidadãos mais ativos e preparados para mudar o Mundo e deixar-se mudar por ele.

O encerramento da atividade decorrerá amanhã com uma festa Intercontinental, onde os jovens partilharão entre eles todas as experiências vividas neste Acampamento.

Texto e fotografia de: Manuel Joaquim.
 
Bookmark and Share