INÍCIO /// ACTUALIDADE
 
 
 
 
 
O novo Comité Europeu, da esquerda para a direita: Matthias Gerth, Julijana Daskalov, Joaquim Freitas, Lars Kramm, Elena Sinkevičiūtė, Martin Persson.
Artigo publicado a 2019-08-27 /// 698 visualizações
 
«Estamos muito felizes e o caminho começa agora»
Joaquim Castro Freitas em declaração à Flor de Lis, após a sua eleição, realçou a honra imensa em assumir este cargo.
Foi hoje conhecida a composição do novo Comité Europeu - Julijana Daskalov (Macedónia do Norte); Joaquim Castro de Freitas (Portugal); Matias Gerth (Suíça); Lars Kramm (Alemanha); Martin Persson (Suécia) e Elena Sinkevičiūtė (Lituânia).

O português, Joaquim Castro Freitas, eleito com a maioria dos votos, falou à "Flor de Lis" sobre o entusiasmo com que acolhe esta nova missão «É uma honra e alegria enorme ter conseguido entre os 10 candidatos ser aquele que recolheu mais votos das associações escutistas nacionais aqui presentes, mas significa também uma imensa responsabilidade, significa que confiam naquele que foi o perfil que a Federação Escutista de Portugal escolheu para apresentar a eleições para o Comité Europeu de Escutismo. Significa também que em Portugal temos bom Escutismo, bons exemplos, imensas boas práticas, que temos de estar disponíveis para partilhar e para trazer também para o nível europeu ainda mais do que hoje fazemos.

Para mim pessoalmente é uma honra imensa e é com grande humildade que eu leio aquilo foram os resultados destas eleições. Estou confiante que os próximos três anos serão, não apenas para o Comité Europeu de Escutismo e para a Região Europeia de Escutismo, mas também para a Organização Mundial do Movimento Escutista, anos de crescimento, de grande capacitação, e sobretudo de colocar ao serviço do mundo, que passa hoje por desafios extraordinários, jovens capazes, competentes, capacitados para trabalharem pela democracia, pela paz, pelo apoio àqueles que precisam mais. E neste processo adquirirem um conjunto de conhecimentos, de competências e atitudes que os tornam pessoas mais felizes, cidadãos mais ativos e mais intervenientes. Estamos muito felizes e o caminho começa agora.»

Relembramos que está a decorrer até amanhã em Split, na Croácia a 23ª Conferência Europeia do Escutismo (WOSM) e 16ª Conferência Europeia de Escuteiros e Guias (WAGGGS), em Split, na Croácia.

Texto de: Susana Micaela Santos. Fotografia de: Tobias Kammerhofer.
 
Bookmark and Share