INÍCIO /// ACTUALIDADE
 
 
 
 
 
Está atento, inscrições até dia 19 de outubro.
Artigo publicado a 2019-10-16 /// 250 visualizações
 
"Mês do Mar" - vamos fazer história outra vez?
Projeto ambicioso de limpeza de zonas costeiras e fluviais, com prazo de inscrição até ao dia 19 de outubro, e que decorrerá entre os dias 9 e 24 novembro.
O projeto "Mês do Mar" surge através de uma parceria com o Oceanário de Lisboa e é uma ação ambiciosa, alargada a todo o País, de forma a demonstrar que estamos prontos a agir por um mundo melhor, e simultaneamente assinalar os 41 anos que passaram desde a primeira ação de limpeza de praias dinamizada pelo CNE, a qual foi amplamente divulgada nos órgãos de comunicação social.

Irão ser dinamizadas duas ações distintas, sendo a primeira a "Ação de limpeza de zonas costeiras e fluviais", onde todos os Agrupamentos e Secções do País podem desenvolver estas ações nos locais escolhidos (zonas costeiras e fluviais), entre os dias 9 e 24 de novembro de 2019.

Basta inscreverem-se neste link e o material necessário (luvas e sacos do lixo), será providenciado gratuitamente, bem como uma balança para quantificar o lixo recolhido.
A inscrição para esta ação decorre até dia 19 de outubro, para que seja possível proceder ao envio dos materiais atempadamente.

Em complemento teremos uma Formação para dirigentes das III e IV Secções e Caminheiros/Companheiros, denominada "Missão MAR" a qual incidirá sobre a crise climática atual e terá lugar no Oceanário de Lisboa, no dia 24 de novembro de 2019, entre as 10h e as 13h.

Para se inscreverem devem enviar um email com os contactos para ambiente@escutismo.pt

A participação é gratuita, mediante o compromisso individual de todos os participantes, de posteriormente, apresentarem um projeto desenvolvido na respetiva secção, que vise sensibilizar e consciencializar para o problema das alterações climáticas e procurando mitigar as suas consequências.

De acordo com José Rodrigues, Secretário Nacional para o Ambiente e Sustentabilidade, promotor desta ação, "O objetivo é orientar os participantes para, no futuro, implementarem esta Missão nas suas secções, para depois voltarem ao Oceanário com a secção e apresentarem os projetos desenvolvidos e promoverem um debate de ideias, que não será o fim, mas sim o princípio da Missão: impulsionar uma onda de mudança de comportamentos e agir localmente para influenciar o que vos rodeia e, assim, mudar o mundo. Um exercício importante de cidadania, numa área que precisa de mudanças sérias e de fundo, promovidas pelos nossos jovens".

Não percam a oportunidade de fazer a diferença. Vamos deixar o nosso mundo um pouco melhor?

Texto de: Secretaria Nacional para o Ambiente e Sustentabilidade. Fotografia de: João Fortunato.
 
Bookmark and Share