INÍCIO /// ACTUALIDADE
 
 
 
 
 
A renovação da Promessa de Dirigente a fechar o encontro.
Artigo publicado a 2019-11-10 /// 1581 visualizações
 
ENCA, desafio superado
O Encontro Nacional de Chefes de Agrupamento (ENCA) encerra de forma intensa.
O segundo dia do Encontro Nacional de Chefes de Agrupamento (ENCA) começou com a Eucaristia, celebrada pelo Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro.

De seguida o ENCA contou com a presença de D. Manuel Clemente, Cardeal Patriarca de Lisboa e Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa e ainda D. Américo Aguiar, Bispo Auxiliar de Lisboa, um dos responsáveis da organização da Jornada Mundial da Juventude, em 2022, Lisboa. Este momento proporcionou a todos os presentes conhecerem melhor a estrutura da Jornada Mundial da Juventude e ainda o papel fundamental que os escuteiros terão em toda a sua organização e no próprio evento.

A temática da liderança foi apresentada por Rui Marques, Presidente do Instituto Padre António Vieira e anterior Coordenador da PAR - Plataforma de Apoio aos Refugiados. No final deixou uma mensagem de esperança reforçando que mesmo nas imperfeições podemos construir um mundo melhor.

Seguiu-se a entrega dos prémios da Campanha do Quartel Electrão, por parte do Presidente do Conselho de Administração, José Castro e ainda do Secretário Nacional para o Ambiente e Sustentabilidade, José Rodrigues reforçando o importante contributo dos nossos escuteiros em prol do ambiente.

O Presidente do Comité Mundial do Escutismo, Craig Turpie discursou para os mais de 500 participantes e convidados presentes referindo que "É um grande privilégio poder visitar o CNE hoje, aprender mais sobre o progresso que estão a fazer pelo desenvolvimento e crescimento do Escutismo em Portugal. Agradeço o compromisso assumido por todos para fazerem avançar o Movimento nos próximos anos."

Craig Turpie salientou a prestação do nosso Movimento "O CNE continua a "dar" ao Movimento e a "tirar" do Movimento - como deveria - e louvo o trabalho que fazem "ao dar" a outras associações pela Europa, bem como em todo o mundo. A contribuição que esta associação faz é realmente inspiradora."

A fechar este encontro subiu ao palco Silvério Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal Vagos onde demonstrou a satisfação de acolher este evento reforçando a importância que os escuteiros têm na sociedade "Num mundo onde cada vez existem mais muros, é importante construirem-se pontes, o que todos os escuteiros já o fazem e muito bem."

A renovação da Promessa de Dirigente e a Canção do Adeus fechou o encontro.

Texto de: Susana Micaela Santos. Fotografia de: Manuel Oliveira.
 
Bookmark and Share