INÍCIO /// REGIÕES
 
 
 
 
 
Perto de 500 Guias reunidos.
Artigo publicado a 2019-11-13 /// 199 visualizações
 
Guias reunidos na Batalha
No passado fim de semana, 9 e 10 de novembro ocorreu o Encontro Regional de Guias, da região escutista de Leiria-Fátima.
A atividade decorreu na Batalha e contou com a presença de 150 lobitos, 105 exploradores, 130 pioneiros e 45 caminheiros, acompanhados por mais de uma centena de dirigentes. Participaram guias provenientes de agrupamentos de escuteiros situados nos concelhos de Alcanena, Alcobaça, Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós, representando mais de 85% do efetivo total de guias da região.

A abertura da atividade decorreu nas Capelas Imperfeitas, do Mosteiro da Batalha onde os cerca de 500 participantes ficaram a conhecer um pouco mais sobre a vida da Rainha Santa Isabel, que fez parte do imaginário desta atividade e que é a figura que inspira a região e o CNE ao longo deste ano.

Foram reis e conselheiros por um dia, reuniram cortes e simularam a tomada de medidas na governação do seu reino - as secções que administram!

Após esta abertura cada secção desenvolveu as suas próprias atividades, e inspirados neste modelo de vida, descobriram também eles que, como guias da Região têm um poder e responsabilidade enormes nas suas mãos e o dever de ajudar os seus elementos a serem melhores escuteiros.

Esta aventura terminou para todas as secções no final do dia de sábado, exceto para os pioneiros que corajosos, prolongaram a sua atividade até domingo, num dos espaços de acolhimento regionais, a Quinta do Escuteiro tendo terminado a sua atividade com a participação na missa comunitária no Mosteiro da Batalha.

Texto de: Paulo Felizardo. Fotografia de: Secretaria Regional de Comunicação e Imagem de Leiria-Fátima.
 
Bookmark and Share