INÍCIO /// ACTUALIDADE
 
 
 
 
 
Como os centros escutistas podem estar ao serviço da comunidade.
Artigo publicado a 2020-12-11 /// 533 visualizações
 
Centro Escutista de Arcos de Valdevez ao serviço da comunidade
O Centro Escutista de Arcos de Valdevez é um dos exemplos de como o escutismo tem-se adaptado às necessidades atuais.
As instalações do Centro Escutista de Arcos de Valdevez (CEAV) foram colocadas no dia 29 de novembro, ao serviço de uma Equipa Multidisciplinar de Apoio Rápido da CVP - Cruz Vermelha Portuguesa a operar num Centro Social e Paroquial do Concelho de Arcos de Valdevez, no âmbito do combate à pandemia do COVID-19.

Foi em abril aquando do primeiro confinamento, nas reuniões preparatórias que integraram as várias entidades com responsabilidade no combate à pandemia, Câmara Municipal, Responsáveis na Área da Saúde, Proteção Civil, etc. que se definiram as linhas estratégicas de combate à pandemia no concelho de Arcos de Valdevez, com o apoio de várias entidades concelhias, que as instalações do CEAV foram referenciadas para responder a possíveis necessidades.

Assim sendo, foi solicitado pela Câmara Municipal (Pelouro da Saúde) o seguinte: Utilização da Cozinha para confeção de refeições destinadas a lares com problemas graves com o fim proteger a continuidade deste serviço essencial para os utentes; Disponibilização de instalações para pernoita de profissionais de saúde em situação de quarentena ou apoio a equipas destacadas.

Respondendo às necessidades desta segunda vertente, por serem as instalações mais próximas do Centro Paroquial, reduzindo assim o tempo de deslocação dos profissionais de saúde, foram colocados à disposição sem qualquer contrapartida monetária, dois quartos (masculino e feminino) com capacidade para 12 pessoas e respetivos balneários.

Ficou-nos na memória a frase que uma das Auxiliares do lar que vive num lugar não muito distante do Centro, nos disse em jeito de despedida quando entregávamos as chaves das instalações "os grupos de Escuteiros que nos visitam trouxeram animação às nossas missas, enchem de alegria os nossos montes e caminhos com os seus cânticos e jogos e agora ainda nos ajudam".

Aproxima-se assim o CNE, Escutismo Católico Português, da Comunidade neste esforço conjunto que Todos devemos travar.

Texto e fotografia de: Fernando Ribeiro.
 
Bookmark and Share