INÍCIO /// INTERNACIONAL
 
 
 
 
 
Portugueses no KISC.
Artigo publicado a 2021-01-14 /// 779 visualizações
 
Mantendo o Sonho de B-P: Escuteiros Portugueses fazem voluntariado em Kandersteg
Nos últimos anos, muitos têm sido os escuteiros portugueses que têm organizado atividades de diversos níveis pelos campos verdejantes do KISC.
Kandersteg Internacional Scout Centre ou simplesmente KISC é muitas vezes retratado como «o sonho de B-P.» Foi aqui, num chalé abandonado, na Vila de Kandersteg (Suíça) que Baden Powell realizou o seu sonho, em 1923, criando um Mini-Jamboree permanente, isto é, um local onde os escuteiros de todo o mundo se pudessem encontrar durante todo o ano. Inicialmente denominado Internacional Scout Chalet, mudou para a designação atual em 1977.

Desde o início que este Centro recorreu a voluntários para se manter em funcionamento. E, embora agora os tempos sejam outros, este facto não mudou. Desde cinzento a vermelho, passando pelo verde, o uniforme destes voluntários só parou de mudar em 1989 quando foi definida como cor oficial de Staff, o rosa. Atualmente existe ainda um uniforme de cor verde que se destina a um tipo de Staff diferente, os Helpers.

Nos últimos anos, muitos têm sido os escuteiros portugueses que têm organizado atividades de diversos níveis pelos campos verdejantes do KISC. Mas também muitos têm sido os que aceitaram o desafio de ajudarem a manter o Sonho de B-P vivo, voluntariando-se para fazer parte do Staff deste centro, quer a longo quer a curto prazo e envergando orgulhosamente o seu uniforme, seja ele verde ou cor de rosa.

Atualmente são dois os escuteiros portugueses que nos representam em Kandersteg: Luís Carlos Silva, caminheiro do agrupamento 1321 Vila Verde, Região de Coimbra e Tiago Manuel Silva, candidato a dirigente, no agrupamento 640, Santa Maria da Feira, Região do Porto. Na entrevista que Luís Silva deu à Flor de Lis (publicada na revista de novembro) pudemos conhecer um bocadinho da sua experiência.

Texto de Carolina Figueiredo. Fotografia de: Luís Silva e Tiago Silva.
 
Bookmark and Share