INÍCIO /// ACTUALIDADE
 
 
 
 
 
Nomeação para Nobel.
Artigo publicado a 2021-01-28 /// 1217 visualizações
 
OMME E WAGGGS nomeados para Prémio Nobel da Paz 2021
A Organização Mundial do Movimento Escuteiro (OMME) e a Associação Mundial de Guias e Escuteiras (WAGGGS) foram nomeados para o Prémio Nobel da Paz 2021 pela contribuição global para a paz e o diálogo.
Desde a sua fundação em 1907 que os movimentos escutistas, um pouco por todo o mundo, ensinam aos jovens os valores do respeito e dever para com os outros. Estes movimentos motivam os jovens a capacitarem-se com qualidades como a liderança e com habilidades como a paz e compreensão mútua para que, possam estar ao serviço das suas comunidades.

Nos últimos 10 anos, a iniciativa dos Mensageiros da Paz do Escutismo Mundial conseguiu realizar mais de 16 milhões de projetos e ações locais a nível nacional, regional e mundial.

Solveig Schytz é ex comissária chefe dos Guias e Escuteiros da Noruega e atual membro do Partido da Liberdade norueguês. Foi ela que apresentou a indicação ao Nobel dizendo que o "O Movimento Escutista tem como objetivo dar aos jovens as ferramentas de que precisam para resolver os desafios do futuro, enquanto constrói uma sociedade civil forte. Este trabalho é vital para a paz mundial". Assim sendo, e uma vez que os eventos relacionados ao Escutismo são pilares de colaboração intercultural e construção da paz, faz todo o sentido esta nomeação.

Tradução e adaptação de: Patrícia Caldeira. Texto de: Organização Mundial do Movimento Escutista. Fotografia de: Organização Mundial do Movimento Escutista.
 
Bookmark and Share