INÍCIO /// NACIONAL
 
 
 
 
 
O terceiro dia do Rover 2010 ficou marcado pela chegada dos Caminheiros às comunidades onde farão nos próximos dias diversas acções de Serviço
Artigo publicado a 2010-08-12 /// 1817 visualizações
 
"O que eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois"
Na passada segunda-feira, 100 Tribos partiram em raide rumo a 5 freguesias da Pampilhosa da Serra. Ontem, quarta-feira, 100 Tribos chegaram ao seu destino. Existiram mudanças? Sim, cada brilho no olhar é capaz de o comprovar!
No terceiro dia de Rover, todos os Caminheiros vivem um momento de viragem da actividade. Dornelas do Zêzere, Unhais-de-Baixo, Janeiro de Baixo, Fajão e Pampilhosa da Serra. Estas são as freguesias que os viram chegar.

Nem os escolhos nem o cansaço do caminho foram capazes de retirar os sorrisos e a alegria visíveis no rosto de cada Caminheiro.

À sua espera encontraram diferentes dinâmicas de acolhimento, alusivas à mística de cada Povo. Todas elas culminaram com a Cerimónia do Lava-pés, momento de grande carga simbólica para os participantes: "foi uma mescla de paz, calma e ao mesmo tempo um sentimento de termos ultrapassado um grande obstáculo.";"Senti-me parte de algo muito maior do que eu, una com a minha Tribo. Foi essencial, é uma preparação diferente, ultrapassa o mental e o físico, deixando-nos com mais vontade de servir."

Vários serão os projectos desenvolvidos em cada comunidade. No ar paira uma magia contagiante, que ganha força em cada gesto: "Aquilo que Jesus Cristo fez aos seus discípulos para que eles fizessem depois aos outros, foi isso que nos aconteceu aqui: chegámos, fomos servidos e agora é a nossa altura de servir".

As gentes deste concelho deixam marcas indeléveis nos Caminheiros, que ao longo do seu caminho se viram confrontados com a simplicidade da sua entrega generosa e desinteressada. "Que o serviço que vamos fazer esteja à altura daquilo que estas pessoas têm feito por nós."

Texto e Fotografia: Equipa do Jornal de Campo "Rover" /// Diário Fotográfico do Rover 2010 /// Download Jornal de Campo - Edição 3
 
Bookmark and Share