INÍCIO /// NACIONAL
 
 
 
 
 
A fotografia que serviu de imagem a esta primeira edição é da autoria de Tiago Pereira.
Artigo publicado a 2011-11-21 /// 2145 visualizações
 
Vencedores do Prémio Nacional de Fotografia Escutista
Terminou a primeira edição do Prémio Nacional de Fotografia Escutista!
Ao longo de cerca de seis meses, o prémio passou por diversos momentos, desde a sua promoção inicial, a publicação da Shorlist da categoria “Método Escutista”, selecção dos três finalistas da categoria de 'Voluntariado”, votação online do vencedor na categoria de “Voluntariado' e por fim a divulgação dos três primeiros prémios na categoria “Método Escutista”.

Para a história desta primeira edição, ficam os nomes de todos os participantes, as suas imagens e, como não poderia deixar de ser, os vencedores. Na categoria “Método Escutista”, o primeiro prémio foi para a imagem “Dream”, de Telmo Domingues, o segundo para a “Sobem as chamas”, de Inês Rocha, e o terceiro prémio foi entregue à imagem “Subir até poder”, de Soraia Fernandes. Na categoria especial desta edição, dedicada ao “Voluntariado”, também a propósito do Ano Europeu do Voluntariado, e escolhida por votação online na página de Facebook do Prémio, a grande vencedora foi a imagem “Serviço”, de Ana Rita Rodrigues. De entre todos os participantes, das mais variadas idades, desde os Exploradores até aos Dirigentes, todos os vencedores pertencem a unidades da nossa Associação. Todas as imagens seleccionadas para as Shortlists das categorias “Método Escutista” e “Voluntariado” estarão presentes no catálogo impresso desta edição do PNFE.

Em jeito de conclusão, esta edição, e todas as fotografias participantes, são, de alguma forma, um “lembrete” a todos nós, um “lembrete” de que a principal imagem da nossa Associação são as pessoas. Mais do que símbolos, espaços ou objectos, a esmagadora maioria das fotografias a concurso registaram acções e gestos de crianças, jovens e adultos.

Precisamente dentro desta linha de pensamento, é importante assinalar que, tanto as trinta imagens seleccionadas para a Shortlist da categoria “Método Escutista”, como as três finalistas da categoria “Voluntariado”, têm como foco principal a figura humana.

Termina aqui a primeira edição do Prémio Nacional de Fotografia Escutista, contudo este foi apenas o primeiro capítulo de uma iniciativa que anualmente procurará, através de imagens, reflectir o principal da nossa missão, contribuir para a formação integral de crianças e jovens!

Mais informações em www.pnfe.cne-escutismo.pt

Texto de: Ruben Duarte.
 
Bookmark and Share